segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BANDEIRANTES

















Bandeirantes e seu progresso
Sansão Ferreira
(Enviado especial de "A Voz do Povo"  1936)

"O Norte do Paraná é, sem favor, uma região es­tupenda, rica e fadada ao mais brilhante futuro. 
Zona de povoamento recente, não faz muitos annos que o caminho de ferro desbravou as densas mattas verdes e a mâo dadivosa do intemerato colonizador lançou a base solida da nova civilização. De facto, dentre os logares de remarcado destaque, servidos pela efficiência da Compa­nhia Ferroviária Norte do Paraná, um se destaca:BANDEIRANTES.
Situado no kilometro 81,300 daquela ferrovia, com a altitude de 292,m90, Bandeirantes é um municí­pio digno de menção.
Cercado de mattas ferteis, próprias a todo genero de agricultura, o perimetro urbano é dotado de bellas casas residenciaes. Dia a dia, maior é o enthusiasmo que se nota por novas construcções de tijollos. A localidade apresenta bello aspecto e o seu movimento commercial é intenso; possue duas optimas pharmacias,bares, padarias, açougue, barbearias, alfaiatarias, sellarias, officina de carpintaria e mechanica, dois hoteis e uma boa pensão, medico, cartorio, correio, etc.
O clima é salubre e existe, já, em formação, um jardim. A administração publica é zelosa dos seus deveres. O policiamento,feito pela gloriosa Força Publica, actualmente é di­igido pelo tenente João Baptista Lopes, jovem militar que gosa da estima geral pela sua actuação recta e cavalheiresca.
A instrucção, o magno problema, é encarada re­solutamente. Além de varias escolas disseminadas pela zona rural, a séde do mu­nicípio conta com uma bem orientada Escola Publica, freqüentada por mais de 200 alumnos de ambos os sexos, distribuídos em 4 classes e 2 turnos. Merecem especial destaque os nomes das professoras donas Ma­ria da Gloria Ferraz, Maria Isolía Santos, Annita Fer­raz e Maria Jovelina Santos, as quaes, revelando nitida comprehensão do problema educacional, tratam a creança como um valor hu­mano e buscam, com amor, paciência e desvelo mater­nal plasmar a consciência infantil para o amanhã da existencia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário